Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma paixão chamada livros #1

por Neurótika Webb, em 01.02.16

Juntei-me a este desafio (não fui convidada, basicamente disse que se não me convidassem corria tudo à chapada) e, durante as próximas semanas, vamos responder a uma pergunta por dia sobre livros, às 15 horas.

 

1.Top 5 dos livros lidos

Esta, de todas as perguntas, deve ser a mais difícil. É-me completamente impossível deixar aqui um top 5, são tantos os livros que me marcaram. Tentei escolher por género (1 biográfico, 1 de contos, 1 de fantasia, 1 romance clássico e 1 que me arrepiou pela maneira como está escrito)

 

1. O Amante - Marguerite Duras

É um livro autobiográfico, embora tenha sido contestada a sua veracidade, em que Marguerite Duras conta uma parte da sua vida que a iria mudar para sempre. 

the-lover.jpeg

 

 

2. As Formigas - Boris Vian

Mais conhecido como músico de jazz, Boris Vian deixou uma obra literária notável, desde shortstories, romances e peças de teatro. Não é uma leitura "fácil", estando este autor inserido no movimento surrealista, onde a realidade se mistura com os sonhos dando origem mundos absurdos. Este é um livro com 11 contos (número fétiche do autor), mas recomendo ainda "O Outono em Pequim", "Erva Vermelha", "O arranca corações" e "Irei cuspir sobre as vossas tumbas".

image.jpg

 

3. Neuromancer - William Gibson

Muito pouco conhecido fora dos Estados Unidos, este é o autor que dá origem ao movimento Cyberpunk, precisamente com este livro. Consta que este foi o livro que inspirou a saga "Matrix". No entanto, este senhor teve um livro adaptado ao cinema, que talvez alguns se recordem, o "Johnny Mnemonic" com o Keanu Reeves. Aconselho também os livros "Idoru" e "Mona Lisa Overdrive" do mesmo autor.

neuromancer_book_cover_01.jpg

 

4. O Monte dos Vendavais - Emily Brontë

Este não precisa de grandes apresentações. É um dos meus livros fétiche, talvez porque acaba...mal! É uma história de amor trágica, em que o amor se mistura com o ódio e a vingança.

Books5.jpg

 

5. O Perfume - Patrick Süskind

Este é um livro que me agarrou desde a primeira página. É a história de um perfumista à procura do aroma perfeito, que na sua demanda se torna num serial killer. A escrita é de tal forma intensa que quase conseguimos sentir os aromas...a não perder!

perfume-cover.jpg

 

 

publicado às 15:00


28 diagnósticos

Imagem de perfil

De Neurótika Webb a 02.02.2016 às 14:58

Obrigada pelo comentário.
Esqueci-me de dizer isso, que ele usava o pseudónimo Vernon Sullivan.
Conheço o Boris Vian há muitos anos, é um dos meus escritores favoritos...ao ponto do meu gato se chamar Boris Vian (porque era completamente tresloucado)....ahahahahaha
Esse não li, mas vou já à procura!

Comentar neurose



Neuroses

Neuroses

Fovias

Manias

Insonias

OS OUTROS BLOGS



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.